OFICINA DE GARAGEM: Motor de arranque

1

MOTOR DE ARRANQUE DA TUCSON

Nessa 5º edição do oficina de garagem vamos falar como funciona o motor de arranque, quem aqui já assistiu filmes ou novelas de época e viram as pessoas girarem uma manivela para o carro poder pegar, hoje o motor de arranque faz essa função.

O motor de arranque é composto por mancais, induzido, automático, suportes de escovas, solenóide, impulsor de partida e bobina, ao girar a chave no contato a bateria manda energia para o automático que da o comando para o impulsor “sair” para fora, e acoplar ao volante do motor do carro que está atrelado á árvore de manivela ou virabrequim.

Quando o motor do carro pega e você solta á chave, ele recolhe o impulsor de partida e depois fica inativo durante o tempo de funcionamento do carro, por isso ao pegar você não pode ficar segurando a mão na chave, nesse caso você estará forçando o mesmo.

2

POR DENTRO DO MOTOR DE ARRANQUE

O motor de arranque é como o alternador, caso apresente algum problema é só levar em um especialista e trocar esses componentes internos, também é muito fácil sua constatação quando está ruim. O arranque costuma fazer barulho na hora da partida, ás vezes faz só o barulho mais não consegue fazer o carro ligar, nesse caso ele fica “agarrado” e não manda para fora o impulsor de partida.

Para evitar mais problemas evite segurar além da conta a mão na chave, você pode fazer com que “coma” o dente das engrenagens do impulsor de partida, ou até pior, do volante do motor do seu carro e ai vai sair bem caro esse reparo.

SEGUE UM VÍDEO DE COMO FUNCIONA O MOTOR DE ARRANQUE.

https://www.youtube.com/watch?v=bZGqqhUX3Dc

VEJA MAIS DETALHES DO MOTOR DE ARRANQUE

http://motorsa.com.br/motor-de-arranque-identificando-problemas/

PRÓXIMO TEMA: Tipos de combustíveis.

Sobre Inimá Neto

Inimá Neto é Jornalista, Escritor, Coach de Prosperidade, empreendedor e Designer. Ajuda as pessoas a realizarem coisas.

4 comentários

  1. Amigo meu Tucson 2008 automático as vezes depois da partida ele faz um barulho tipo de alguma coisa raspando como se a engrenagem do motor de arranque não volta-se rápido suficiente e raspa as engrenagem uma na outra, você ja viu algo parecido?

  2. Nosso 2.7 GLS 08, estava com aparente mau contato, ao subir o vidro o motor de arranque acionava. isso durou algumas semanas até que pifou de vez. o arranque não aciona mais. Tive que levar de guincho e disseram que queimou, embora ache impossível que não tenha a proteção de um fusível. Pergunta: É possível ter queimado. Existe alguém decente para eu consultar ou que possa dar uma olhada? Estou na Vila Mariana/SP
    antecipando agradecimentos
    iniram

  3. …….NO MEU CASO COMEÇOU, APARENTEMENTE COMO NO DO EDELSON.
    Resta saber se receberemos resposta.

    Agradecendo a atenção

    iniram

  4. Nosso 2.7 GLS 08, estava com aparente mau contato, ao subir o vidro o motor de arranque acionava. isso durou algumas semanas até que pifou de vez. o arranque não aciona mais. Tive que levar de guincho e disseram que queimou, embora ache impossível que não tenha a proteção de um fusível. Pergunta: É possível ter queimado. Existe alguém decente para eu consultar ou que possa dar uma olhada? Estou na Vila Mariana/SP
    antecipando agradecimentos
    iniram

    iniram
    23/02/2017 ás 15:44
    …….NO MEU CASO COMEÇOU, APARENTEMENTE COMO NO DO EDELSON.
    Resta saber se receberemos resposta.

    Agradecendo a atenção

    iniram

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

UA-69633714-1